De acordo com secretário o município recolhe entre 20 e 40 toneladas de lixo por dia
08/02/2017 16h54 – Por: Assessoria de Comunicação/Foto: Glaucio Cezar Jabuty
Durante visita realizada nesta quarta-feira (8) à Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) de Bonito o secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, destacou a importância da revitalização das instalações existentes e da realização de uma nova campanha junto à população para fortalecer e ampliar a coleta de material reciclável.
O local dispõe de diversos equipamentos como esteiras, compactadores e um incinerador para queima do lixo hospitalar (recebido em doação há anos, mas que até o momento não foi utilizado) e recicla boa parte dos resíduos sólidos recolhidos no município, incluindo papelão, plástico, ferro, e outros produtos, que são separados, prensados e empacotados para venda.
A UTR recolhe também galhadas, restos de comida e outros resíduos orgânicos que são transformados em adubo através do método de compostagem, que é um processo natural no qual os micro-organismos (como fungos e bactérias) são responsáveis pela degradação e transformação de matéria orgânica.
De acordo com o secretário, o município coleta entre 20 e 40 toneladas de resíduos (lixo) diariamente e é necessário investir, tanto na reciclagem quanto nos trabalhadores do setor, que reúnem potencial, experiência e que garantem o seu sustento nessa atividade.
Outra medida importante, segundo Alexandre, é assegurar o recebimento de baterias e pilhas usadas pelos próprios locais de venda, que, de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), devem recolhê-las e encaminhá-las (por meio de transportadora certificada) a uma empresa que faz a reciclagem desse material.
-
Content section component