Organizado pelo Governo de Honduras, por meio do Instituto Hondurenho de Turismo (IHT), pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SERNA) e pela Câmara de Turismo de La Ceiba com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) através do Projeto Adaptação Climática, o Fórum de Turismo Sustentável e Mudanças Climáticas contou com a participação de delegações de 15 países e teve como tema: “Oportunidades do setor de turismo frente as mudanças climáticas”.
A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, foi convidada para apresentar sobre o modelo de gestão de Bonito e sobre o projeto de Carbono Neutro realizado pelo Município em parceria com o Governo do Estado de MS.
Na programação o diretor para a América Latina da Organização Mundial do Turismo – OMT apresentou as diretrizes da entidade sobre o Turismo Sustentável e as Mudanças Climáticas. “Não são mais alterações climáticas, é uma emergência climática que vivemos”, refletiu o palestrante do Chile, Jorge Moller.
Também durante o evento, autoridades do setor de turismo latino-americano, participantes do fórum, aproveitaram a oportunidade para se reunir e redigir uma carta a fim de traçar um roteiro para um futuro sustentável e resiliente para nossas nações.
A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, destacou que o trabalho realizado no município está sendo referência para outros países e isso coloca ainda mais responsabilidade nossas ações locais.
Na chamada “Carta de La Ceiba”, concordaram em desenvolver estratégias abrangentes para enfrentar as alterações climáticas; apelam urgentemente à cooperação internacional, bem como a aliados estratégicos para facilitar a troca de conhecimentos em turismo sustentável, conservação ambiental, melhores práticas, uso de tecnologia e, trabalhar a partir dos seus territórios em estratégias e políticas conjuntas para enfrentar as alterações climáticas para o bom da região.
Entre os presentes nesta reunião estavam a Ministra do Turismo de Honduras, Yadira Gómez e o Vice-Ministro Luis Chévez; também Jair Urriola, secretário da Comissão Centro-Americana de Meio Ambiente e Desenvolvimento; Luis Redondo, presidente do Congresso Nacional de Honduras; Anasha Campbell, Ministra do Turismo da Nicarágua; Bader Dip, prefeito de La Ceiba; Yamily Valdés, Vice-Ministra do Turismo de Cuba; Magda Durán, Vice-Ministra do Turismo do Panamá; Andrés Aguilar, vice-ministro de Turismo de Quintana Roo/México. Além disso, Jorge Salaverri, Vice-Ministro de Recursos Naturais de Honduras; Gustavo Santos, diretor para a América Latina da Organização Mundial do Turismo – OMT; Ariel Montoya, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Congresso Nacional e Óscar Rueda, diretor de Turismo da CAF.